top of page

Dicas de redação para o processo seletivo

Nos processos seletivos, é muito comum que tenha uma etapa em que é necessário escrever uma redação. Geralmente, esse texto deve ter entre 20 e 30 linhas e serve para o candidato mostrar se domina as regras básicas de gramática e concordância. O avaliador busca perceber se o texto apresenta argumentação e organização de ideias.





Então vamos às dicas para escrever bem no processo seletivo!



1) Invista alguns minutos pensando no tema


Se o tema da redação for livre, vale raciocinar nos primeiros momentos para trabalhar no texto o que tenha a ver com a vaga que você está tentando. Ou seja, o ideal é falar sobre o seu trabalho, a sua área de atuação e seus interesses profissionais. Escolha um tema que você tem afinidade e se for possível, relate alguma situação pessoal sua, para gerar identidade na produção.


2) Lembre do "começo-meio-fim".


Assim como em uma redação para vestibular, vale a pena trabalhar o seu texto em introdução - em que você fala sobre qual assunto vai dissertar e porque; em desenvolvimento, em que você apresenta as suas ideias e conhecimento sobre o tema; e em conclusão, em que você finaliza a redação propondo alguma solução ou melhoria para a pauta abordada.


3) Evite gírias, mas não complique demais.


Não é legal fazer uso de muitas gírias ou termos informais durante o texto, mas não se preocupe em tornar a linguagem rebuscada demais. Seja simples e direto, focando em organizar seu pensamento.


4) Pratique a escrita!


Esse é um conselho que damos diariamente aqui na Zan. Para escrever bem é preciso, obviamente, escrever! Sem prática nenhuma habilidade se desenvolve. Então escreva livremente, um pouco por dia, treinando a sua exposição de ideias e pensamento crítico sobre temas variados para ter segurança nos processos seletivos!


13 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page