Posicionamento no mercado: Como pensar em novos modelos de negócio?

Os modelos de negócio têm relação sobre como uma empresa entrega valor e atua dentro da sua área de mercado. Um modelo de negócio que traz inovação consegue, ao mesmo tempo, oferecer benefícios que outras empresas não oferecem e gerar receita com essa nova ideia.


Bons exemplos são o Aribnb e a Netflix, que inovaram em seus modelos de negócio e conseguem entregar de maneiras diferentes serviços de hospedagem e entretenimento e, com isso, se tornaram muito lucrativas.


Como criar um novo produto ou serviço não é tarefa fácil, criar um novo modelo de atuação pode ser uma ótima opção para destacar a empresa. Perceba: o Airbnb conecta pessoas que podem hospedar com pessoas que procuram hospedagem. Nenhum novo serviço ou produto foi criado, mas a inovação está, justamente, na forma e no meio do negócio acontecer.



É possível que qualquer empresa, seja de grande, médio ou pequeno porte inove no modelo de negócio. Como podemos fazer isso?


1. Pense fora da caixa. Se, por exemplo, for abrir uma sorveteria, não pense no óbvio. Além de sorvete, o que ela pode ter que nenhuma outra sorveteria tem?

2. Saiba quem é o seu cliente e pelo que ele está disposto a pagar. Será que seu público-alvo gosta de pagar pela experiência, além de pagar pelo produto? Como você pode tornar essa experiência única e especial?

3. Como você pode inovar na forma de pagamento? Muitas vezes, facilitar esse processo para o cliente pode te ajudar a fidelizar e crescer muito mais rápido.

4. O que você pode oferecer gratuitamente que desperte o desejo de “quero mais?”. Empresas como o Spotify e o LinkedIn oferecem planos gratuitos que fazem o usuário desejar pagar por mais recursos.


Que tal aproveitar para refletir sobre aquela ideia que está guardada por aí? Talvez, um novo modelo de negócio seja o que está faltando para fazer o empreendimento acontecer.

14 visualizações

© 2020 Zan Comunicação - Todos os direitos reservados.