© 2020 Zan Comunicação - Todos os direitos reservados.

Cinco dicas para melhorar a produtividade na escrita

Sempre conversamos por aqui o quanto a escrita é uma ferramenta interessante e que funciona para o desenvolvimento de outras habilidades como confiança, desprendimento e criatividade. É muito válido escrever sem compromisso, por prazer, nas horas ociosas, em que a produtividade na escrita não é o mais importante.


Mas muita gente que nos acompanha também trabalha com escrita! Jornalistas, escritores, roteiristas, publicitários... são profissões que exigem foco e concentração para escrever diariamente e ser produtivo neste trabalho.


Por isso, hoje trouxemos cinco dicas divulgadas pela Universidade do Colorado Boulder, para melhorar a produtividade na escrita.


Leia também: Leitura e produção de conteúdo





1. Saiba o seu propósito


Quando seu trabalho é escrever, é importante ter um objetivo e saber porque você está escrevendo. Identifique essa meta com clareza para que você tenha menos possibilidades de perder a concentração.


2. Escolha bem o ambiente


Perceba quais são suas necessidades para garantir foco e atenção em suas atividades. Você precisa de um lugar silencioso ou com música? Um lugar minimalista ou com mais informações que te despertem criatividade? Organize seu local de escrita de acordo com o que você precisa para produzir melhor.


3. Fique ciente dos seus obstáculos


Todo trabalho tem problema e o que importa é o que fazemos com ele. O que te deixa improdutivo na escrita? Antes de começar a trabalhar, encontre os fatores que te atrapalham para eliminá-los. Isso vai evitar estresse e diminuir a sua ansiedade quando sentar para escrever.


4. Perceba as dificuldades reais e as que você cria


O processo de escrita é muito revelador: aponta nossas dificuldades internas e situações emocionais. É importante ter uma visão crítica para conseguir separar o que são os obstáculos externos que realmente atrapalham a sua produção e quais são os problemas que aparecem de dentro para fora. Depois de perceber, enfrente-os e escreva!


5. Compartilhe a escrita!


Escreva com parceiros e entregue seu texto ao outro para receber uma análise crítica sobre a sua produção. É muito importante eliminar a ideia de que a escrita é um processo unicamente solitário. E quando tem a ver com trabalho, a troca é ainda mais importante para a produtividade!



Leia também: Três livros de poesia para inspirar a produção de conteúdo

8 visualizações