top of page

Saúde no home office

Trabalhar de casa já é uma prática que demanda atenção com a saúde: precisamos estabelecer limites, rotina e bons hábitos para nos mantermos produtivos no conforto do home office. Nos últimos meses, em que muitas empresas precisaram aderir a ele por conta da pandemia, redobrar os cuidados com a saúde é ainda mais importante!


Esta semana conversamos com a fisioterapeuta Thaís Oliveira, nossa cliente, em uma live para o projeto #ContinueContandoHistórias e ela nos passou tantas dicas boas que resolvemos registrar aqui no blog também!




Rotina


Parece clichê, mas não é. Principalmente para quem ainda está se acostumando agora ao home office, estabelecer horários é a maneira mais eficaz de organizar o corpo e o cérebro para trabalharem em um novo ambiente. Ter hora para levantar, tomar café da manhã com calma (mesmo que isso demande o esforço de acordar um pouco mais cedo!) trocar de roupa e definir um horário para o trabalho faz toda a diferença.


Cuidar do sono


Não é novidade que dormir bem ou mal afeta diretamente na produtividade do dia seguinte. No home office, muitas vezes, o cansaço se multiplica: além do trabalho, muitas pessoas precisam lidar com a organização da casa, com os cuidados com os filhos ou outras pessoas do grupo de risco para o novo coronavírus. Então, ter uma boa noite de sono é fundamental!

Para melhorar o descanso, recomenda-se aderir a práticas que reduzam a ansiedade e estimulem a produção própria de melatonina, como meditação, aromaterapia e reduzir as luzes e as telas ao menos uma hora antes de dormir.


Dica extra! A fisioterapeuta Thaís Oliveira deu uma sugestão que tem funcionado com a gente! Substituir algumas xícaras diárias de café por uma bebida preparada com cacau 100%. O processo é o mesmo: passar o pó com água quente igual o preparo do café. Vai ajudar o seu sono e é uma delícia!


Alongamento


É importante pensar numa boa cadeira de trabalho, num cantinho organizado na sua casa que seja destinado a isso e inserir exercícios físicos na rotina. Mas a gente sabe muito bem que na vida real, nem sempre é possível conciliar tudo isso, portanto, defendemos a ideia do fazer o básico ao invés de não fazer. Nada de oito ou oitenta.


Alongamentos pela manhã, antes de iniciar as atividades e também no meio do dia, em algumas pausas, já vão auxiliar muito o corpo e a saúde física.


Além destas três dicas bem lembradas pela Thaís, existem outras básicas também essenciais: beber bastante água, tentar tomar sol por uns 15 minutinhos e, claro, cuidar também da saúde mental.


Se você precisar de ajuda, pode contar com a gente! Temos excelentes profissionais para indicar que com certeza vão ajudar no seu processo de home office.





13 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page