top of page

Media Training: Para além da imprensa



Uma das ferramentas básicas da assessoria de imprensa é o Media Training ou treinamento de mídia, em que o assessor prepara o porta-voz de um projeto, empresa ou negócio para conversar com jornalistas, blogueiros e outros comunicadores que atuam na imprensa tradicional - como televisões e jornais - e também nas novas mídias - lives, podcasts, etc. Entretanto, no novo contexto da comunicação, saber falar só com a imprensa não é mais suficiente.


Na última live da Zan para o projeto #ContinueContandoHistórias, a assessora de imprensa Kamilla Barboza, que coleciona experiências na área, falou sobre a importância do Media Training saber preparar o cliente para se comunicar com todos os outros stakeholders. Ou seja, com os outros nichos que ele se relaciona: parceiros, funcionários, fornecedores, clientes…


Isso porque hoje temos, mais do que nunca, as relações como principal meio para o sucesso. Ter uma empresa bem estruturada, colocada com estratégia nas mídias e cheia de ideias inovadoras só faz sentido se as pessoas que fazem tudo isso acontecer estiverem confortáveis e engajadas.


Cliente Zan em entrevista para televisão

Atualmente, o Media Training passa por esse momento de transição. Nós, assessores de imprensa, estamos aprendendo a olhar para nossos clientes buscando entender todas as camadas de relacionamentos que se estabelecem além das telas e das páginas de jornal, para ensinarmos também sobre a necessidade de saber ouvir e falar com atenção e cuidado.


A Kamilla nos mostrou um exemplo prático: ao se relacionar com seus funcionários, a conversa precisa ser mais atenta do que simplesmente passar ou cobrar demandas. Você consegue perceber quando o seu colaborador não está num dia muito bom? Por que não chamá-lo para tomar um café e escutá-lo também?


Mostrar aos seus stakeholders que você se preocupa com eles e com o que eles pensam gera uma força de engajamento natural e sincera, tão importante (ou mais!) para o crescimento da empresa quanto uma boa entrevista na mídia.


17 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page