Por que existe o medo de falar em público?

Já falamos por aqui que o medo de falar em público é mais comum do que a gente imagina. Algumas pessoas conseguem lidar melhor com ele, encarando as situações de exposição. Outras, sentem mais dificuldade e evitam estar em lugares que as coloquem frente a uma plateia. Porém, para outras pessoas, esse medo é, de fato, uma fobia que pode ser paralisante se não receber a atenção que precisa. Também já falamos aqui no blog que é possível vencer a ansiedade e que uma das principais ferramentas pra isso é o autoconhecimento. Portanto, vamos entender por que existe o medo de falar em público.


Uma pesquisa realizada em 2005, feita pelo Centro de Pesquisas e Tratamento de Transtornos de Ansiedade de São Paulo, mostra que o medo de falar em público nem sempre é apenas timidez: pode ser uma das características da fobia social.


" [...]o medo grave de falar em público constitui ainda um subtipo pouco reconhecido da fobia social em amostras comunitárias, assim como o impacto no funcionamento pessoal que este tipo de ansiedade social pode causar na vida do indivíduo". (Pacini; Rey, 2005).





A consultora em comunicação humana, Ana Elisa Moreira Ferreira, especialista no assunto contou, em entrevista ao Exame, que este medo é consequência de outras dificuldades mais profundas, como o receio de decepcionar ou desagradar o outro e que isso se multiplica quando estamos frente ao público, diferentemente de quando estamos apenas em uma roda de conversa. Isso porque, quando estamos dialogando em grupo, não somos o foco do momento. Mas quando falamos, sozinhos, para um público específico, nos tornamos o centro da atenção naquele momento. Isso, em alguém que sofre da fobia social, faz com que a pessoa se sinta muito pressionada em realizar a tarefa com perfeição o que, consequentemente, eleva os sintomas do estresse ao extremo, provocando sensações físicas e emocionais que impedem o bom desempenho.


Embora existam estes motivos gerais pelos quais o medo aparece, nada substitui a nossa individualidade. Portanto, se este é um medo que te atrapalha, vale a pena investigar para compreender de que forma e por que ele se manifesta em você. Para isso, vale fazer terapia, buscar praticar e levantar os pontos que te deixam desconfortável na situação e, ainda, se capacitar para ter ferramentas e estratégias úteis e consistentes que te ajudem na hora de tentar.


A Zan Comunicação oferece o curso de oratória: Falar em público - como convencer e emocionar sua plateia. A primeira turma acontece em São José dos Campos, no próximo dia 3 de agosto, das 9h às 13h. O link para inscrição é esse! Neste curso, trabalharemos com cada participante o seu tipo de comunicador, buscando auxiliar de maneira personalizada a dificuldade de cada um.


6 visualizações

© 2020 Zan Comunicação - Todos os direitos reservados.