Formação Continuada: por que e para quem?

O que você entende pelo conceito de Formação Continuada?


O termo é bastante utilizado quando falamos de professores e a necessidade que eles têm de se atualizar constantemente para acompanhar as mudanças que a sala de aula exige, absorvendo e aprendendo novas metodologias de ensino que auxiliem o processo de ensino. Entretanto, aí está uma ideia que podemos desmistificar. A formação continuada é importante para profissionais de todas as áreas, não apenas na pedagógica.


A formação continuada é uma opção para quem, por exemplo, saiu da graduação e não tem certeza se quer cursar uma pós-graduação, um mestrado ou, durante um tempo, vivenciar completamente o mercado de trabalho. Investir em cursos de formação ajuda tanto a se manter capaz de se adaptar ao mercado quanto para a tomada de decisão sobre quais rumos seguir daqui a algum tempo.



Focados nas necessidades do mercado de trabalho, os cursos extracurriculares, livres ou dentro de algum sistema educacional, têm a finalidade de desenvolver as competências necessárias para que o aluno garanta uma ocupação ou consiga entrar no empreendedorismo com qualidade de serviço e mais segurança.


Este cenário enfrenta alguns desafios voltados à qualificação dos profissionais responsáveis pelo processo de aprendizagem. Em um universo de opções disponíveis na internet, vale ressaltar que nem todos os cursos são suficientes para garantir um salto de carreira. Mesmo assim, há um lado positivo nas novas tendências de educação.


Uma delas é a vasta cartela de cursos EAD (à distância) que conseguem ser mais acessíveis tanto financeiramente quanto estruturalmente. De qualquer forma, sejam os estudos feitos presencialmente ou pelas telas, o aluno é protagonista e responsável pelo seu aprendizado tanto quanto o formador. Ter essa noção é importante para o bom aproveitamento das oportunidades.


A formação continuada é um caminho que pode ser seguido por conta própria, quando o aluno e profissional entende que a atualização constante permite que ele transite com mais facilidade entre as possibilidades do mercado. Ainda pode ser, também, um caminho seguido coletivamente, uma vez que muitas empresas têm aderido à formação conjunta para suas equipes.


E aí, deu vontade de estudar? Conta pra gente que tipo de curso você sente que precisa fazer!

8 visualizações

© 2020 Zan Comunicação - Todos os direitos reservados.