top of page

E educomunicação faz o quê?


Uma busca rápida na internet e encontramos algumas definições clássicas de educomunicação: um espaço de mediação entre o educativo e o comunicativo, um campo de saber que se vale da educação e da comunicação para construir novos saberes, uma prática social que por meio da comunicação gera processos de educação. Enfim, não resta dúvida que a educomunicação é um espaço de entremeio. Mas, afinal, o que fazemos quando organizamos um projeto educomunicativo?


Essa é a pergunta que mais escutamos quando estamos no processo de formulação de ideias e é uma pergunta que constantemente fazemos a nós mesmos. Como um campo em construção e forjado na intermediação em duas áreas de saber, a educomunicação, se supõe sempre em construção.


Porém, sendo didática, é possível separar em três eixos principais: a educação para as mídias, ecossistemas comunicativos e um recurso de expressão para os alunos. Esses eixos são inspirados no ótimo artigo do professor Drº Ismar de Oliveira Soares "Mas, afinal, o que é educomunicação?"


O primeiro eixo trabalha focado em ações para compreender os meios de comunicação, lê-los criticamente e compreender o papel desses meios na sociedade. Essa é uma ação fundamental em processos educativos e dialoga principalmente com a necessidade contemporânea de incluir temas sociais e complexos aos currículos da educação básica.


Os ecossistemas comunicativos falam sobre a necessidade de construir nas escolas, principalmente, mas também em organizações sociais e empresas, formas democráticas de comunicação. Precisamos pensar para esses espaços lugares de fala e espaço para falas dos sujeitos e desenvolver ações e projetos em que os fluxos de comunicação sejam circulares e não mais verticais.


Por fim, o eixo de expressão fala sobre ampliar a possibilidade de autoria dos sujeitos fazendo com que eles experimentem na prática o que é ser produtor de conteúdo. É aqui o lugar para produzirmos jornais experimentais, rádio e TVs educativas!


Você quer saber mais sobre projetos educomunicativos e se a sua escola ou organização pode criar um projeto desse? Entre em contato!

7 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page