top of page

5 livros para ajudar quem quer ser escritor | Dia Nacional do Livro

É comum produzirmos conteúdos relacionados à escrita que, aqui na Zan, é nosso principal objeto de estudo e de desenvolvimento pessoal e profissional. Hoje, no Dia Nacional do Livro, não poderiam faltar por aqui algumas dicas literárias para ajudar quem sonha em ser escritor ou, como nós, tem na escrita um refúgio produtivo que sempre se transforma em fonte de novas ideias. Vamos conferir?


Sobre a Escrita - A Arte em Memórias, de Stephen King




Eleito pela The Magazine um dos 100 melhores livros de não-ficção de todos os tempos, o livro é uma verdadeira aula sobre a relação autor-escrita, traçada a partir das experiências de um dos mais bem-sucedidos escritores do mundo. Stephen conta como se dá o seu processo criativo para escrever terror e passear em outros gêneros, encontrando inspiração em sua história de vida e lembranças da infância.


Para ler como um escritor: Um guia para quem gosta de livros e para quem quer escrevê-los - Francine Prose



Esse é para quem quer, de fato, encarar a escrita como um resultado de trabalho e dedicação. Para escrever bem - já diz o clichê - temos de ser bons leitores. Nessa obra, a autora revisita a literatura de autores clássicos e contemporâneos para identificar as características do "escrever bem". Além de ser cheio de dicas, é também uma fonte de cultura para conhecer outros escritores marcantes da história.


Tudo o que é sólido pode derreter - Rafael Gomes



Esse livro também virou série na TV Cultura e conta a trajetória da adolescência de Tereza, que está no primeiro ano do ensino médio e, nas aulas de literatura, conhece grandes nomes da escrita brasileira e portuguesa. As histórias dos livros saltam e se misturam aos dilemas adolescentes da protagonista. É outro livro muito interessante para quem quer se aproximar do universo da escrita.


Palavra por Palavra: Instruções sobre escrever e viver - Anne Lamott



Provocativo, bem-humorado e útil, o livro é um relato da relação da autora com a escrita - e como escrever é um ato que se desdobra em muitos outros aspectos da vida. Se seu sonho é escrever, a autora vai, com muita delicadeza, te ajudar a liberar sua criatividade, compreender os desafios da vida de escritor e mostrar que escrever pode ser pessoal e solitário, às vezes, e coletivo e divertido, em outras.


Do que eu falo quando falo de corrida - Haruki Murakami



Este livro é um relato autobiográfico em que o autor - um dos mais famosos nascidos no Japão - conta como começou a escrever: a partir da corrida. De um jeito bem pessoal e com muitas analogias, Haruki mostra que sua vida de maratonista impulsionou seu prazer pela escrita, e nos faz refletir sobre como outras atividades podem estar diretamente ligadas ao nosso desenvolvimento como escritor. O que você vai tentar?!


O Dia Nacional do Livro, pra gente, podia ser todo dia! Não cansamos de falar e escrever sobre o que é, de fato, a arma mais inteligente de qualquer uma de nossas lutas. Somos mais fortes com um livro - o que você vai ler hoje?


54 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page