Cinco coisas que todo emprendedor deve saber antes de contratar uma assessoria de imprensa
Atualizado: 13 de mai. de 2019
Já vimos por aqui o que faz uma assessoria de imprensa e porque ela é importante. Além de manter o bom relacionamento da sua marca ou empresa com a mídia, ela também é responsável por te acompanhar em muitas estratégias de comunicação, como a produção de conteúdo e a organização de eventos. Mas, será mesmo que a assessoria de imprensa é uma ferramenta útil para todo empreendedor? Confira 5 coisas que você precisa saber antes de contratar a sua!
1. Assessoria não é venda, é convencimento!
Os assessores convencem os jornalistas contando histórias sobre as empresas e sobre os empreendedores que eles assessoram. Não é publicidade! O assessor não paga para nenhum veículo divulgar a sua empresa. Isso acontece porque o jornalista conhece a sua história e acredita que vale a pena conta-la.
2. A imprensa não é só a bancada do jornal nacional.
Existe uma pluralidade de jornais e veículos pequenos que tem uma audiência menor, mas orgânica. Não despreze o poder do pequeno!
3. Você precisa contar histórias para o seu nicho
Um assessor de imprensa pode construir textos focados no seu cliente. Não adianta falar com todo mundo e investir dinheiro e energia criando um conteúdo abrangente demais se, na verdade, o seu público é específico e está em lugares específicos também. Por isso, pense que na hora de contratar uma assessoria, produzir conteúdo com o olhar jornalístico faz toda a diferença!
4. Esteja preparado
Não adianta contratar um assessor de imprensa se seu empreendimento não está preparado para atender o aumento de demanda ou se você ainda não tem certeza sobre os seus serviços e produtos. Só um empreendimento forte tem histórias fortes para contar!
5. Tenha tempo para as entrevistas
A dinâmica da imprensa é intensa e complexa. Muitos programas começam de madrugada, ou à noite e suas pautas são fechadas de um dia para outro! Esteja preparado para desmarcar reunião, acordar muito cedo ou parar no meio do expediente!
Recapitulando: você precisa de uma estratégia baseada nas metas e objetivos do seu negócio. Não seja “arroz de festa” da imprensa. Contrate um assessor que crie um plano sobre como você ou seu negócio precisam ser vistos na mídia. E só contrate quando você puder responder sim a estas três perguntas:
1) Tenho certeza do meu serviço ou produto?
2) Estou disposto a investir em comunicação?
3) Tenho condições de atender a demanda da imprensa?
Se você disse sim, contrate uma assessoria de imprensa que entenda o que você quer e te ajude a perceber o que você precisa, com disposição para conhecer a sua história como empreendedor e disposição para conta-la para as pessoas certas e nos lugares certos!
Commentaires