top of page

Setembro Amarelo e juventude

Dia 10 de Setembro é o Dia Mundial de Prevenção ao suicídio e para falar sobre isso por aqui, resolvemos conversar com o nosso maior público: jovens. Segundo a Organização Mundial da Saúde, o suicídio é a segunda maior causa de morte não natural entre jovens de 15 a 29 anos. Conversamos com a nossa cliente Andréa Leão que trouxe o olhar de especialista e também deixou um recado. Confira!





Zan: Como você avalia a situação dos jovens em relação ao suicídio?


Andréa: Quando falamos de jovens, estamos falando de um público de muita vulnerabilidade psicossocial. É importante a gente se ater a esse público, parar e ouvir. Eu acredito que o que falta na sociedade hoje é falar a linguagem dos jovens, para conseguir entendê-los em suas angústias. A gente ainda censura muito e ouve pouco. O primeiro passo é acolher os jovens. De que forma? Se interessando pelo universo deles.


Zan: Que atitudes os próprios jovens podem ter na busca do autocuidado?


Andréa: Eu considero a campanha muito importante, mas penso em como fazer o recado chegar a esses jovens. Minha mensagem para eles é a sugestão de que percebam as possibilidades ao redor. Pode ser caminhar, tirar fotografias, olhar para o céu, ajudar alguém! Fazer algo possível e planejar a vida não a médio ou longo prazo, mas planejar o hoje, o amanhã.


Zan: E quem convive com um jovem, como pode ajudar?


Andréa: Se atente para fazer parte da rede de apoio dele, fique atento às mudanças de comportamento e ajude na busca de atividades que proporcionam prazer.


Zan: Em quais sinais devemos ficar atentos?


Andréa: Caso o jovem esteja se isolando muito, não quer conversar, muda o jeito de se vestir, passa a comer muito ou pouco, dorme muito, apresenta casos de automutilação, ele precisa de colo, acolhimento e saber que é importante.


Dicas valiosas. Você precisa de ajuda? Ligue 188. O Centro de Valorização da Vida (CVV) está preparado para te auxiliar nos momentos difíceis.



Andréa Leão é Psicóloga, especializada em Neuropsicologia, Professional Coach pela Sociedade Brasileira de Coaching (SBC), Mestre na área de Redes Neurais Artificiais pelo Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE) e orientadora vocacional.


3 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page