top of page

A educomunicação como caminho para a comunicação

Festival Oikonomia é lançado pela Celebreiros e a Zan já está inscrita. Conheça um pouco mais da história do Festival nessa entrevista com Júlio Suñé


No final de Abril, a Zan vai participar do Simpósio Oikonomia - Educom SP, uma das ações do 1º Festival Oikonomia, o Festival on-line e gratuito que aborda economia criativa, educomunicação e cultura e é promovido pela OSC Celebreiros. A Celebreiros, vejam, é uma organização social localizada em São José dos Campos, São Paulo, mesma cidade onde a Zan nasceu e o projeto é tão bacana que me deu vontade de conhecer um pouco mais a fundo a proposta e a história da entidade.


Entrevistei o Júlio Suñé, diretor-presidente da Celebreiros, para entender um pouco da história do projeto que surgiu em 1999 com ações ligadas à sustentabilidade, cultura e desenvolvimento do território. Segundo Suñé, desde a sua fundação, a entidade tem atuado muito com educomunicação para trabalhar o desenvolvimento das comunidades e a transformação social.


Hoje, os jovens e comunidades envolvidos nos projetos da Celebreiros são protagonistas na produção de conteúdo do Canal Plural, a TV comunitária veiculada no canal 3 da Net. Aqui vocês podem ver com detalhes os projetos em andamento da entidade.




Educomunicação nas empresas


Eu, como jornalista e doutora em educação e apaixonada por educomunicação, defendo muito o uso da educomunicação como uma das estratégias possíveis para as empresas na relação com as comunidades. Suñé conta que a Celebreiros tem atuado nessa frente e é uma estratégia muito interessante. “A educomunicação e as produções midiáticas decorrentes das atividades educomunicativas acabam sendo interlocutores entre empresas e comunidades. É uma forma de a comunidade mudar o olhar em relação às empresas e, por outro lado, as empresas entendem melhor a necessidade das comunidades”, explica.


Eu sou fã e acredito demais em estratégias de comunicação em empresas que usem a educomunicação. Acredito que a educomunicação, inclusive, pode ser usada como estratégia de comunicação interna, gerando engajamento na equipe e impactando positivamente na cultura corporativa.


O 1º Festival Oikonomia


O projeto consiste em 40 dias de imersão total em temas como economia criativa, educomunicação e cultura. A programação está composta por três ações principais: o Simpósio Oikonomia – Educom SP, que acontecerá entre os dias 28 e 30 de abril, um Festival de Curtas-Metragens, com recebimento de produções até o dia 20 de abril, e a Ampliação da Plataforma Educomlab.


Segundo Suñé, o principal objetivo do Festival é possibilitar a criação de uma rede de educomunicadores para desenvolver novos projetos e estímulos de ações em economia criativa, impactando nos territórios e, consequentemente, na cultura e na educação. Além disso, eles pretendem capacitar jovens, educadores e artistas em economia criativa, educomunicação e comunicação para fomentar a produção de conteúdo audiovisual criando, para essa rede, novas possibilidades de atuação.


Gostou da ideia do Festival? Quer fazer parte? Então, vamos juntos conhecer um pouco mais:


1ª Edição do Festival Oikonomia – Educom SP


100% online e gratuito. Inscrições abertas.


Inscrições e informações:



35 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page