Mestrado ou Especialização?

Me formei! E agora? Como decidir entre a carreira acadêmica ou a especialização para o mercado de trabalho?


Depois de terminar a faculdade e vivenciar a profissão, uma dúvida que atinge em cheio a vida de muitos recém-formados ou mesmos os profissionais com mais tempo de experiência é: pra onde eu vou agora?


O momento de decidir quais os desdobramentos da formação não é simples, mas também não precisa ser tão assustador. Existem algumas dicas para facilitar esse processo!





1. Entenda a sua área de atuação


Onde você quer, efetivamente, construir a sua carreira?

Você precisa estudar sobre o seu mercado de trabalho. Como? Fazendo cursos rápidos, de curta-duração, à distância, em diferentes instituições. Quanto mais você fica iterado do mercado que pretende atuar, mais você vai saber qual braço dele você pretende segurar e seguir carreira. É uma boa oportunidade para conhecer as várias áreas possíveis em que você pode se especializar.


2. Converse com profissionais em que você se inspira


Outra forma muito eficaz de buscar compreender o cenário da sua área de atuação é conversar com outras pessoas mais experientes, que já atuam naquilo que você tem interesse e podem te ajudar a ver se é esse mesmo o seu caminho.


Pretende cursar uma especialização? Converse com profissionais com a mesma formação e pergunte os pontos fortes e os pontos fracos de se trabalhar com isso.


Pretende fazer um mestrado? Converse com os pesquisadores da sua área de interesse, faça perguntas e leia muito sobre as pesquisas já desenvolvidas neste campo.


3. Participe de projetos como voluntário ou colaborador


Se você pensa em fazer mestrado, busque se inserir em projetos de iniciação científica ou cursar algumas disciplinas como aluno especial antes de prestar o vestibular e fazer sua matrícula. Isso é super possível tanto em programas de mestrado de universidades públicas quando de universidades particulares.


Aproxime-se de grupos de pesquisa e desenvolva projetos como voluntário ou colaborador junto com professores e coordenadores.


4. Entenda a diferença


Especialização: te direciona para o mercado de trabalho e te permite ministrar cursos livres e aulas mais práticas.


Mestrado: te direciona para a área acadêmica, em que desenvolver pesquisa e encarar várias disciplinas em salas de aula é a rotina do dia-a-dia.


5 visualizações

© 2020 Zan Comunicação - Todos os direitos reservados.