Home Office com crianças? Confira 5 dicas

Atualizado: Ago 25


Diretora da Zan, Kátia, trabalhando ao lado de sua filha Sofia


Hoje, 24 de agosto, é comemorado o Dia da Infância. A data tem como objetivo promover a reflexão sobre como os meninos e meninas de todo o mundo vivem essa fase da vida. Em 2020, desde março, assim como todas as áreas da vida, a infância passou a ser afetada por uma nova dinâmica de existir devido à pandemia do coronavírus.


Muitas crianças precisaram deixar as creches e escolas para estudar e passar a maior parte do dia dentro de casa, com a família. E como ficam as pessoas que estão trabalhando em home office e precisam assumir os cuidados com os pequenos neste período?


Principalmente para as mães, que precisam agora ficar mais distantes da rede de apoio, a jornada que já era dobrada aumentou ainda mais.

Um estudo realizado por pesquisadoras do Departamento de Sociologia e Antropologia Social da Universidade Valência, na Espanha, mostrou que as mães de crianças pequenas são as mais afetadas pelo estresse desde que a pandemia começou e costumam ter a sensação de que estão o dia todo trabalhando.


Se esse é o seu caso, saiba que não está sozinha


Aqui na Zan a nossa diretora, Kátia Zanvettor, também é mãe em home office com duas crianças, uma menina de 11 e um menino de 5 anos! Por isso, trouxemos algumas dicas dela aqui para o blog!


Divida tarefas


Não é nem um pouco saudável pensar que vai dar conta de tudo e se sobrecarregar tentando cuidar de todo mundo. Lembre-se que as crianças são super capazes de ajudar em pequenas tarefas, de acordo com a idade delas. Arrumar a cama, juntar os brinquedos, guardar os sapatos, separar a roupa para lavar… pequenas coisas que fazem toda a diferença quando são divididas, em vez de direcionadas a uma só pessoa.


Vale lembrar, com certeza, que seu companheiro/companheira também precisa estar nesta divisão!


Quando puder, entre na brincadeira!


Dedicar algum tempo exclusivo às brincadeiras das crianças pode ajudá-las a se sentirem acolhidas naquele momento e fazê-las entender melhor qual é o horário de brincar com a mamãe, papai ou responsável e quando é a hora de procurar outras atividades sozinhas ou com os irmãos.


Conte com a sua equipe


Sabemos que essa não é uma realidade de todo mundo, mas avisar a sua equipe que você está passando a quarentena com crianças em casa e aceitar o acolhimento dos seus colegas em aliviar algumas demandas ou marcar reuniões nos melhores horários para você, já pode ser bastante útil para deixar seus dias mais tranquilos.


Lembre-se de um tempo para você


Não utilize todo o seu tempo livre, sem as crianças, para trabalhar. É importante lembrar de cuidar de você também! Um momento de leitura e atividade física, por exemplo, te ajudará a ficar mais produtiva.


Se possível, separe os espaços


Está tudo bem em trabalhar na sala com as crianças por perto, mas é importante tentar separar uma parte do quarto, um escritório ou outro canto para ser exclusivo ao seu momento de concentração.


15 visualizações

© 2020 Zan Comunicação - Todos os direitos reservados.